Pároco atual: Pe. Celestino Fritzen  

Casamento

Image

Os casais cristãos celebram o sacramento do matrimônio no desejo de constituir a sua família na graça de Deus, enriquecidos pelas graças próprias que o eficaz sacramento oferece a seus filhos.

O Primeiro Passo

Após o casal ter amadurecido a decisão de celebrar o matrimônio, comunicar-se com a secretaria paroquial para agendar a data. Nesta ocasião podem ser esclarecidos todos os requisitos a serem preenchidos uma vez que o casamento pode ter muitas variantes (noivos sem algum sacramento, religiões diferentes, nascidos e residentes em outras cidades...) Em caso de alguma destas ou outras particularidades alguém vai esclarecer e combinar os passos a serem seguidos.

- A igreja católica orienta os nubentes a participarem de algum curso de noivos.

- No caso de casais que já constituíram a sua família e querem celebrar o sacramento as possibilidades são muitas. É bom vir combinar na secretaria. Pode ser só o casal com um casal de testemunha para cada cônjuge. Horário pode ser combinado. A documentação precisa ser feita como o direito canônico orienta o que em geral é muito fácil. A secretaria se encarrega de orientar.

Casais de outras Cidades

- Para os casais de outra cidade, agendar a data na secretaria. O normal é fazer a documentação na paróquia dos noivos ou ao menos na paróquia de um dos noivos e combinar a transferência para a paróquia, cidade onde se realiza o casamento.

- No caso de faltar algum dos sacramentos da iniciação à vida cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma) ou no caso de haver diferentes religiões entre os noivos é importante combinar com algum sacerdote da paróquia o que melhor convém. Pode-se encaminhar o casamento misto (entre noivos de religiões cristãs) ou de disparidade de culto (um cristão e outra pessoa de religião não cristã ou sem religião). O que mais se aconselha; que os noivos cheguem ao acordo de seguirem a mesma religião, realizar a profissão de fé da parte não católica e assim poderá a família seguir o mesmo caminho religioso na sua caminhada de fé em família.

Fotos da galeria abaixo cedidas pelo casal Karin Seger e Américo Viana em Janeiro de 2016

Contate-nos

PARÓQUIA SÃO PEDRO
Av. Borges De Medeiros, 2659
Bairro Centro - Gramado /RS - Brasil - CEP 95670-000
Fone: +55 (54) 3286 1187
whatsapp ico Whastapp: (54) 3286 1187
E-mail: saopedro@diocese.org.br

Conheça a Loja no Instagram

anjos loja
Icone Instagram@casa.saopedro

©2020 Paróquia São Pedro de Gramado/RS. Todos os direitos reservados.

Search